Simplesmente louve

04/12/2011 18:08

Inspirado em Atos 16:19-40

 

Jesus disse que no mundo teríamos aflições, mas que tivéssemos bom ânimo pois Ele venceu o mundo.

Mas sinceramente, como é difícil praticarmos estas palavras nos momentos de perseguição, pois nestas horas nos achamos no direito de questionar ao Senhor quanto a situação pelo simples fato de estarmos cumprindo nossa obrigação para com Ele.

Achamos que tendo uma vida com Ele, não devemos passar por perseguições ou lutas, esquecendo-nos que isto é que torna nossa vida cristã motivo de testemunho e de conversão para quem está em volta, pois desperta nos que estão ao redor o desejo de ter a força que nós temos.

Quando nos esquecemos destes objetivos, nos distanciamos do nosso Pai, pois nosso coração fica pesado ficando impossível louvar, e quando não sobe o louvor, a glória de Deus não desce, prova viva disto é a passagem de Atos referência deste texto.

Paulo e Silas ao contrariarem interesses financeiros de farsantes libertando uma jovem possessa, foram açoitados e presos, mas não questionaram, simplesmente louvaram. Seria para eles mais fácil perguntar a Deus porque tamanha perseguição, já que estavam fazendo somente o que Ele ordenara,mas repito: ele simplesmente louvaram.

Vendo Deus tamanha fidelidade de seus servos, narra a palavra no versículo 26:"De repente, sobreveio tamanho  terremoto, que sacudiu os alicerces da prisão, abriram-se todas as portas, e soltaram-se as cadeias da prisão."

Que coisa maravilhosa é enxergar Deus agindo a nosso favor, pois qual seria a explicação para aquele terremoto além do poder do nosso Senhor?

Mas o própósito de Deus era maior naquele momento, pois Paulo e Silas mesmo tendo a oportunidade, não fugiram, e seu comprometimento em fazer o que era certo despertou no carcereiro o desejo de conhecer Jesus e se converteu ele e toda a sua família. Vemos nesta passagem tamanho compromisso que  Paulo e Silas tinham com o Senhor Jesus e com o ministério que lhes foi conferido a ponto de renunciarem sua liberdade para não mancharem seu testemunho e após tudo isso sendo informados que estavam livres se recusaram a sair sem um pedido de desculpas por se tratarem de cidadãos romanos.

Quando somos fiéis, Deus nos mostra nosso valor, mesmo que este esteja escondido a ponto de não darmos importância a ele. Acredito que Paulo não se importava mais com sua  nacionalidade já que achava mais importante ser cidadão do céu, a prova disso é que louvou a Deus mesmo estando na prisão, mas aquele título de cidadão sendo lembrado em momento oportuno serviu para recebessem um pedido de desculpas e pudessem sair com a cabeça erguida.

Potanto, louve ao Senhor, na bonança e na tristeza;se não estiver conseguindo, faça uma oração sincera a Deus, exponha seus motivos, diga como está seu coração e Ele entrará com providência, mas pare de murmurar pois suas palavras e seu coração amargo impedem o Senhor de agir na sua vida.

Louve e Ele fará brotar no seu coração, amor, força e abrirá seus olhos para que você assim como Paulo, você tenha discernimento para negar a soluções que não resolvem por completo seu problema e  enxergará  o propósito maior de Deus que é salvação através da sua vida e conduta, e quando enfim puder sair, será como estes apóstolos, com seu valor reconhecido e sua cabeça erguida para onde O Senhor te mandar.

Louve ao Senhor, não desista da sua caminhada.

 

Que Deus abençoe sua vida.