Uma fé digna de ser seguida

18/10/2013 21:48

Inspirado na trajetória de Daniel

Versículos chave:"Então os presidentes e príncipes procuravam achar ocasião contra Daniel a respeito do reino, mas não podiam achar ocasião ou culpa alguma, porque ele era fiel, e não se  achava nele nenhum erro nem  culpa."Dn6.4

" O  meu Deus enviou  o seu anjo, e fechou  a boca dos leões, para que não me fizessem dano, porque foi achada em mim inocência diante dele, e também contra ti, ó rei não tenho cometido delito algum."Dn 6.2

 

E  impressionante como  nossa  conduta diante  de  Deus ao mesmo  tempo que garante vitórias, nos leva a momentos de  tanta perseguição.

Veja Daniel: cativo, ao ser escolhido para estar na corte do rei, preferiu se abster de  tudo que poderia contaminá-lo, para ter uma vida santificada.

Foi honrado por sua fé, nos versículos 17 ao 21 do capítulo 1, vemos uma breve narrativa de como o Senhor deu entendimento e sabedoria acima da média a Daniel e a seus companheiros e como a este Deus deu ainda  entendimento em toda visão e  sonhos.

Isto  permitiu a Daniel se  apresentar de forma diferenciada na corte, sendo o  único a interpretar  os sonhos  de Nabucodonozor e  a  visão de seu filho Belsazar.

Mas a fé  e  fidelidade de Daniel também lhe renderam inveja  e perseguição.

Quando Deus nos coloca em evidência, quem está ao  nosso redor e não comunga da mesma fé que nós, busca ocasião para nos acusar,  e foi o que aconteceu com aquele jovem. Para  aqueles homens era mais fácil tentar derrubar Daniel, que tentar se igualar a ele, pois a bíblia relata que por mais que procurassem nada encontravam contra ele, pois Daniel permanecia fiel.

Então na visão distorcida deles, a única forma de pará-lo seria usar sua própria fé contra ele mesmo.

Em um coração qualquer, o inferno  poderia facilmente ter alcançado  o objetivo  de afastar Daniel de seu Deus, distorcendo os fatos, mas ele permanece firme e  certo  de que  todas as coisas cooperariam para seu bem, em nada ele questionou.  A bíblia relata que o rei conhecendo o caráter de Daniel muito se entristeceu, não comeu, não  festejou e  não dormiu, mas repito em momento algum é citada nas escrituras qualquer atitude por parte de Daniel. Isso fez toda diferença no seu livramento, seu silêncio, simbolizando total submissão a vontade  de Deus, fez Ele agir em seu favor não deixando nehuma dúvida de  que toda honra  e toda a  glória seriam dadas somente a Ele.

Em muitas ocasiões nosso silêncio será a ferramenta mais poderosa que Deus pode  usar para nos abençoar.

Na manhã seguinte quando o rei chama a Daniel, sem esperança, este  o saúda, diz que Deus encontrou nele inocência e relata o livramento que foi lhe dado através do anjo que fechou a boca dos leões.

Deus sabe como trabalha ao escolher determinados servos para serem submetidos a algumas provas, pois com o livramento de Daniel o nome do Senhor foi exaltado em todas as nações  onde Dario pôde escrever e fez um decreto para ser obedecido nas nações que estavam sob o seu comando , relatando o grande livramento dado ao seu servo e exaltando grandemente o nome do Senhor.

Quanto a Daniel, prosperou até o reinado de Ciro.

Quanto anós ficam lições simples, mas muito poderosas:

Todas as bençãos do Senhor  são  para dar honra e glória somente a Ele.

Se for necessário, Deus tira todos da sua volta, tira até o poder de quem inicialmente foi dado, de forma que somente Ele possa agir e assim o desfecho seja perfeito, e por último

Preserve a  sua  fé e fidelidade para com Deus, pois mesmo que ela seja motivo de perseguição sobre você, também será motivo de seu livramento.

 

Que Deus abençoe nossa caminhada.

Amém