Referências bíblicas sobre o dízimo

28/08/2012 11:05

Em esclarecimento a dúvida da Sr. Aparecido através do you tube seguem esclarecimentos com referências bíblicas sobre o dízimo. O texto abaixo foi a resposta dada a ele no you tube, mas infelizmente não pôde ser publicada na íntegra devido ao tamanho. Espero ajudar e caso tenham mais indagações, deixe perguntas no link mensagem que responderei a todas.

 

Simples, é só ler em Malaquias capítulo 3, versículos 8 até 12. Nestes versículos Deus deixa claro a importância do compromisso para com o dízimo e como somos considerados quando não o devolvemos, sim eu uso o termo devolver, pois creio que tudo que alcanço é somente pela misericórdia do Senhor, e porque Ele mesmo disponibilizou meios para que chegasse a minhas mãos, portanto dízimo para mim  não é pagamento, é devolução e reconhecimento da soberania de Deus.
Só para seu conhecimento Abraão já dizimava (gênesis 14:20) e passou este comprometimento para sua família, pois seu neto Jacó assume também este compromisso (gênesis 28:22).
No livro de deuteronônimo onde temos as leis do Senhor expostas muitas são as passagens explicando como o povo deveria devolver o dízimo e te aponto algumas : deuternônimo 14:22, 26:12, 12:17.
Hoje existe muito questionamento sobre devolver o dízimo, pois as pessoas alegam que este dinheiro vai para a mão dos pastores... e aí o resto vc já sabe, o que provavelmento você não saiba é que isto também está na bíblia, acompanhe comigo: deuteronônimo 18: 1 ao 5, neste trecho Deus deixa claro que seus servos viverão do que entrar no templo, e em números 18:26 ele instrui seus servos a devolver uma oferta do que receberem e usa o seguinte termo : "o dízimo dos dízimos". Não estou negando que exista corrupção, mas acredito que cada um pagará seu próprio preço. Quando Jesus se colocou a pregar Ele mesmo disse que não veio para alterar a lei e sim para cumpri-la (mateus 5:17ao 19), o que Jesus faz é acrescentar amor a prática da lei, Ele deixa claro que não adianta cumprirmos o protocolo (como por exemplo devolver o dízimo) se estamos cometendo outros erros.
Leia mais a Bíblia, ela e bússola para te guiar em qualquer situação.

Roubará o homem a Deus? Todavia vós me roubais, e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas.

Com maldição sois amaldiçoados, porque a mim me roubais, sim, toda esta nação.

Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim nisto, diz o SENHOR dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós uma bênção tal até que não haja lugar suficiente para a recolherdes.

E por causa de vós repreenderei o devorador, e ele não destruirá os frutos da vossa terra; e a vossa vide no campo não será estéril, diz o SENHOR dos Exércitos.

E todas as nações vos chamarão bem-aventurados; porque vós sereis uma terra deleitosa, diz o SENHOR dos Exércitos.
Malaquias 3:8-12